Biografia

A Trieb é uma banda de metal oriunda de Niterói, Rio de Janeiro. Fundada em 2012 pelo vocalista Guilherme Klausner, que continua como único membro original, ela se dedicava inicialmente a tocar covers de Gothic Metal. No entanto, rapidamente a parceria entre Klausner e Tadeu Oliveira, guitarrista, expandiu as fronteiras sonoras do grupo.

Apresentando um estilo pouco definível, com influências que vão de Korn a My Dying Bride, de Candlemass a Iron Maiden e Nirvana, seu primeiro EP, May Dead Dreamers Become Living Nightmares, foi gravado em 2014. Nas últimas semanas de gravação do EP, especialmente em razão das novidades que Henrique Cordeiro, guitarrista, trouxe ao som da dupla Klausner-Oliveira, a banda começou a compor novas canções, que contrastavam com o som cru e moderno do primeiro EP.  

A música In Stahlgewittern foi o primeiro fruto desta nova parceria. Inspirada no livro homônimo de Ernst Jünger, seu lançamento se deu no dia 24 de dezembro de 2014, como uma homenagem a Trégua de Natal celebrada na Frente Ocidental na mesma data em 1914, e conseguiu, de imediato, muita repercussão no exterior e no Brasil.

As gravações do primeiro álbum, Deserto foram iniciadas pouco depois, em janeiro de 2015. A repercussão de In Stahlgewittern continuou por um tempo, mas trouxe alguns problemas para a banda que, não se inclinando politicamente à direita ou à esquerda, mas tendo alguns de seus integrantes simpáticos aos pontos de vista conservadores e tradicionalistas, foi convidada a liberar uma cópia física do single na Europa através de uma distribuidora que tinha em seu catálogo muitos atos de extrema-direita. A banda, embora respeitando a liberdade de escolha em qualquer um dos seus possíveis reflexos na sociedade, não ficou tentada a aceitar a proposta, pois a música, mesmo tendo sua letra extraída de passagens do referido livro, tem uma mensagem de esperança e crítica ao frenesi militarista que pôs fim a uma época de grande progresso da civilização ocidental.

A missão do primeiro álbum,  Deserto, se aproximava neste sentido de In Stahlgewittern: ele deveria ser um veículo para a cultura, superar os preconceitos que circundam o estilo, afirmando Heavy Metal como uma parte de um tradição legítima do pensamento ocidental, seja em sua faceta folclórica, artística ou mesmo acadêmica, tudo isso com uma postura progressista, interna e externa em relação às músicas, o que significa não se limitar a um gênero e nunca optar pelo jeito mais fácil, ou o mais difícil, de transmitir sua mensagem, mas sempre pelo jeito adequado. Para isso, todas as suas músicas tratavam de temas históricos e literários.

A próxima fase da banda, Arete, se desenvolverá sobre diversas linhas, combinando elementos dos momentos iniciais da banda, elementos que definiram a experiência do Deserto e elementos totalmente novos.


TOP